Reforma.


A última pessoa que aqui se hospedou fez do local o seu lar. Pintou paredes, trocou azulejos, espalhou fotos suas por toda a parte. Com muito esforço conseguiu tornar o espaço, agora seu, em um lugar aconchegante.

O tempo que ali morou foi de muita felicidade. Os vizinhos sempre escutavam risadas vindo dali, parecia um lugar onde a alegria reinava. E era de fato. Mas o tempo passou. E com o tempo, a tinta das paredes começou a descascar, os azulejos já não tinham o mesmo brilho de antes, as risadas só ecoavam na memória. E o contrato do aluguel venceu, e ali não podia mais morar.

Fui obrigado então a fechar as portas do meu coração para realizar uma grande reforma. Reforma essa que tentaria apagar todos os vestígios do último inquilino, do mesmo jeito que aconteceu com todos os antigos moradores que iam embora. Iam embora e sempre somavam falhas e defeitos pelas paredes e alicerces mal cuidados. Eram machucados por toda a casa. Feridas que reforma alguma conseguia ao menos disfarçar.

Sim. Mais um morador se foi. E com ele levou uma grande parte da mobília. E comigo deixou um grande buraco na parede. Foi o maior estrago causado por algum inquilino até agora. Deixou muitas fotos pela casa, que não me deixam esquecer nenhum segundo de sua vivência por aqui.

Fechei para reforma, mas talvez não convide mais ninguém a se alojar por aqui. Não mais. Não mais.

19 comentários:

Luiza disse...

Lindo e delicado!
Parabéns!
Beijo

Mariana disse...

Muito lindo Vinícius...
Parabéns pelo dom!!!
Bjinhu.

Anônimo disse...

Não feche para reforma, eu conheço alguem que quer morar nesse lar, e Ele mesmo limpará todos os vestigios deixados pelo antigo inquilino, e deixará impecavel. é só vc confiar a Ele tudo que não ficará nenhuma marca, os alicerces e paredes serão de rocha e jamais cairão, o telhado não terá mais goteiras, os azulejos brilharão como o sol e a pintura ( essa será tua alegria). Confie a ESSE inquilino o seu lar e verá a diferença que Ele proporcionará a vc. TE AMO!!!!!!

Carolina Vicentini disse...

sempre que leio seu blog, seja qual for o texto, me sinto reconfortada. a sua maneira de lidar com as palavras é incomum.
eu te amo! como um amigo e como um poeta.
=**

Bárbara Fróis disse...

Olá, é a primeira vez que venho aqui! E tenho que confessar que eu ameii o texto, é incrivel como você consegue usar as palavras certas para tornar o texto muiito verdadeiro! Ameii, e provavelmente voltarei aqui mais vezes! ;) Bejos

Ana Clara disse...

''E comigo deixou um grande buraco na parede.'' Na verdade esse é um dos fatos mais 'consumados' da vida..acredito que as pessoas que passam,mas passam de verdade e ''habitam''em nós , em nossa 'casa mental/coraçacional hauhau'' levam alguma coisa dela.. as vezes uma parte da mobília, outras vezes deixam um furo do prego na parede..e algumas levam a chave! Bom e quando esta é perdida.. é meio complicado de se encontrar,mas aí? Bom..aí troquemos a fechadura e procuremos outra chave.. ou outros habitantes, afinal é muito chato sermos simplesmente uma ilha no meio do nada ou uma casa ''muito engraçada, não tinha teto não tinha nada '' ;)

um beijo Vini
você é ótimo!!!

Carolina Vicentini disse...

você roubou a clara de miiiiiiiim! maldito. hahahahahahahahaha

Luciana disse...

Teu texto me fez lembrar a música do Frejat que chama "O início depois do fim". Muito boa!

Por mais machucados que esse inquilino tenha deixado, ainda pode existir algum disposto a só cuidar dessa casa para que ela se torne cada vez mais bonita. É só achar o inquilino certo.

Beijo! =)

Sentimental ♥ disse...

reformas são necessárias, assim como as mudanças... espero q fique tudo bem.
bjs

Hosana Lemos disse...

se ele conseguiu modificar, vocÊ tambpem pode...vai aos poucos reconstruindo tudo, fazendo uma pintura aqui e outra reforla alí! Você consegue!
^^


beijos

Erica Vittorazzi disse...

Tempo para reforma é preciso, mas tenho certeza que quando menos você esperar, alguém já estará morando ali..

Vanessa disse...

Vi, seu texto é maravilhoso! :)
Adoro ler tudo o que escreve! :)

Beijosssss :****

Samanta disse...

Vi naum fecha essa porta não
O proximo enquilino será aquele que a alegria e a felicidade serão plenas
Lindo Vi

Eu, Thiago Assis disse...

gostei bastante da alegoria da casa como o coração em si, machucado pelas passagens da vida.
muito bem criado o texto
:)

disse...

Eu me sinto exatamente assim. Meu coração cansou de ser casa-de-temporada. Quer ser lar.

Hélio Netho; disse...

sempre existe a hora da metamorfose, só encontre a sua xD

Wagner disse...

Para fazer realmente uma grande reforma, é preciso ter ao lado alguem muito especial, que entenda e consiga, com sensibilidade, perceber como será a melhor forma de reconstruir o que foi destruido... E a vida mostra que existem reformas espetaculares!!!!

RHAWKS disse...

Momento Poesia do programa utopia na tv... hehehhehehe

Luízα disse...

Não adianta, a gente sempre sofre, e não adianta pôr máscaras, pintar as paredes, um dia, a tinta cai.